Esporte, passeio completo ou black tie?
Publicado em 27 de janeiro de 2011
Quando o convite chega com estas palavrinhas impressas já cria uma preocupação extra, esporte, passeio completo ou black tie, parece que o anfitrião está querendo controlar até a roupa que eu uso! Calma, o objetivo destas indicações de roupa é harmonizar as pessoas presentes ao evento, é também para dar segurança aos convidados, assim eles ficam a vontade para escolher suas roupas sem o risco de sentirem-se deslocados é, portanto, uma dica útil para que a gente se apresente com a roupa certa para cada ocasião.
A coisa só fica complicada com a velocidade das mudanças constantes na forma de vestir, a roupa se transformou em um forte meio de expressão e a moda reinventa peças que fogem dos cortes tradicionais e dos livros de etiqueta.
O conceito de elegância fica ainda mais elástico quando envolve fatores subjetivos, como o astral da pessoa, de seu acompanhante e inclui até a personalidade dos anfitriões da festa.
A rigidez com o traje recomendado também depende muito do tipo de evento: é muito diferente quando é uma festa familiar ou um evento numa embaixada de um grande país, o local da festa também tem influência, é diferente vestir-se para o Teatro Municipal, para uma casa noturna ou para uma festa na casa da pessoa.
O horário precisa ser considerado pois pode influenciar nas cores, brilhos e nos decotes, a roupa para um brunch é diferente da roupa para um coquetel que pode virar a noite.
E para piorar as coisas, o convite pode vir com este código em outras linguas: Tenue de ville, white tie, Formal evening wear ou Cocktail.
Claudio Vaz – Personal Stylist
Qual a sua opinião? Deixe algum comentário!